segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Governo de Minas ratifica apoio a Santa Vitória e anuncia CVT para capacitar trabalhadores

Diretor do Indi, Maurício Cecílio com o deputado Narcio e o prefeito Antônio Celso/Divulgação

Os investimentos da Dow Chemical para fabricar "plástico verde" no Triângulo devem ultrapassar 1 bilhão de dólares
 
O município de Santa Vitória, localizado no Triângulo Mineiro, a 760 km de Belo Horizonte, vai abrigar um Centro Vocacional Tecnológico (CVT), dentro da nova fase de expansão da Rede de Formação Orientada pelo Mercado. A informação foi passada ao prefeito Antonio Celso Andrade Domingues e ao diretor do Instituto de Desenvolvimento Integrado (Indi), Maurício Cecílio — em reunião na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, nessa terça-feira (13) — pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues.  O CVT será fundamental — inclusive com novas tecnologias — para a capacitação de trabalhadores da Dow Chemical que vai investir mais de US$ 1 bilhão na primeira fábrica de polietileno no mundo, utilizando o etanol de cana-de-açúcar como matéria-prima.
 
Santa Vitória — com a participação do Governo de Minas — está se preparando para receber os investimentos da Dow Chemical, uma vez que o protocolo de intenções entre a empresa e o Governo de Minas foi assinado em 2008. São obras de infraestrutura cidade e moradias populares na cidade e no distrito de Chaveslândia. O prefeito Antonio Celso reconheceu a parceria e as contrapartidas que vêm recebendo para dotar o município de todas as condições essenciais à chegada de um empreendimento de grande porte, capaz de envolver boa parte do Pontal do Triângulo. Quanto à região, já existe aeroporto; duplicação da rodovia BR-364 em execução; construção da ferrovia Norte-Sul. Tudo isso  facilitará o escoamento da produção e a ligação entre os estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e São Paulo.
 
Profissionalização
A unidade de capacitação terá um custo médio de R$400 mil e vai integrar a rede de CVTs do governo mineiro, considerada a maior do Brasil com 84 centros em funcionamento. Com a expansão da fase 3, a rede completará 100 Centros Vocacionais Tecnológicos,  responsáveis pela qualificação de cidadãos em diversas áreas, levando em consideração a demanda do mercado nas regiões. A rede foi estruturada com recursos dos governos estadual e federal, por meio de emendas de bancada. A maioria dos CVTs tem a parceria das prefeituras municipais e entidades não governamentais. Ainda não tem data definida para a instalação do CVT de Santa Vitória, mas a Sectes vai trabalhar para acelerar essa implantação.
 
De acordo com o secretário Narcio Rodrigues, todas as iniciativas estruturantes para facilitar a consolidação da Dow Chemical estão sendo tomadas pelo governo, incluindo a parte de capacitação com a Sectes e a Secretaria de Estado da Educação. Ele também ressaltou o trabalho constante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e do Instituto de Desenvolvimento Integrado para a consolidação do projeto.
 
Segundo o diretor do Indi, Maurício Cecílio, o projeto da Dow Chemical está ganhando o impulso necessário após ajustes com os novos parceiros do empreendimento. No momento, a empresa está desenvolvendo os trabalhos da fase agrícola. E a Sede e o Indi estão cuidando dos acertos que envolvem a consolidação da cadeia produtiva na região e dos investimentos para o estado. 
  
 
LEGENDA:
Diretor do Indi, Maurício Cecílio com o deputado Narcio e o prefeito Antônio Celso


--
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

Nenhum comentário:

Postar um comentário