segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Márcio José lança segunda edição de Contos Pitorescos de Santa Vitória

O escritor Márcio José ladeado por Isamara e o secretário Genesinho e público que prestigiou o evento no auditório da ACISV/Divulgação

Na noite da última quinta-feira (22) o escritor Márcio José da Silva Freitas lançou a segunda edição do livro Contos Pitorescos de Santa Vitória – O Pescador de Tatu. O lançamento, que foi realizado no auditório da ACISV, reuniu diversos apreciadores da literatura local, de diversas faixas etárias, que puderam ainda receber das mãos do autor da obra dedicatórias em espaço reservado a autógrafos.  

A mesa diretora do evento foi presidida pelo escritor Márcio José, que dedicou o livro à família, especialmente à mãe Djanira e aos filhos Kayke e Kauany, e pessoas que colaboraram de alguma forma para a efetivação do clássico, destacando o apoio da Prefeitura Municipal, políticos e empresas que patrocinaram a obra. Ainda participaram da composição o vice-prefeito Antônio José de Queiroz, o presidente da ACISV, Oton José Paranaíba, a primeira dama do município e secretária de Educação e Cultura, Tânia Domingues, e a secretária de Desenvolvimento Social, Regina Tanaka.

O livro reúne contos inusitados de pessoas que já fizeram ou ainda fazem parte da história local, com peculiaridades que vão desde o humor à descrição de traços marcantes da cultura santa-vitoriense.

Preservando a oralidade e a cultura popular daquele povo, o livro, que possui 146 páginas, relembra passagens verídicas, desde a década de 30 aos dias atuais.

O escritor - Márcio José nasceu no dia 22 de maio de 1967, em Santa Vitória, MG. Filho de Djanira da Silva Freitas, iniciou sua trajetória estudantil no antigo Grupo Escolar São José, onde cursou três séries (1ª, 3ª e 4ª ) do Ensino Fundamental, antigo primário, e a 2ª série na Escola Estadual Erasmo Braga (na antiga FEBEM, em São Paulo). Depois, continuou seus estudos (5ª a 7ª séries) na Escola Estadual Prefeito José Franco de Gouveia. Militante do PT desde 1987, presidiu o partido de 1995 a 2005; também foi presidente do Vitória Esporte Clube no período de 1995 a 2001. É repórter do Jornal do Pontal de Ituiutaba desde 1998. Em maio de 2010, estreou na carreira literária, lançando a obra A Esquina do Pecado – Contos Pitorescos de Santa Vitória.
-- 
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura


Prefeitura de Santa Vitória informatiza a Rede Municipal de Ensino

Tânia Domingues, interagindo com o novo sistema informatizado/Divulgação

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Santa Vitória iniciou recentemente um trabalho de informatização nas escolas da Rede Municipal de Ensino do município.

De acordo com a secretária Tânia Domingues, a intenção do serviço é viabilizar maior agilidade e transparência nas atividades desenvolvidas nas escolas, visto que com a informatização, tudo que acontece no ambiente escolar, que antes era apenas documentado, ficará digitalizado, podendo ser acessado através da web. "Mas isso não significa que os papéis serão extintos. Existem relatórios que ainda precisam ser feitos e documentados. Mas mesmo assim boa parte da papelada vai se acabando com o tempo. Além dos benefícios que a informatização proporciona, no sentido de agilizar os serviços, ela também atua na questão da responsabilidade sócio-ambiental", sustentou a secretária de Educação.

O representante da prestadora de serviço responsável pela informatização, Moisenildo Morais, explicou que o sistema tem por objetivo fazer o processamento eletrônico de todos os dados que circulam nas escolas da rede municipal, como histórico escolar, frequência, notas, ocorrências, relatórios de atividades, dentre outros. Ele garante que o sistema é imune a fraudes, podendo ser acessado apenas pelos profissionais que foram capacitados para seu manuseio.

Quando a informatização chegar aos 100%, com previsão para os próximos meses, os pais dos alunos também terão acesso ao ambiente escolar do filho pela internet, podendo consultar todo o histórico a partir de usuários e senhas que serão criados por cada responsável.

Darci de Freitas | Comunicação/Prefeitura de Santa Vitória
-- 
FarolCom | Coletivo de Imprensa
rede web de informação e cultura


quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O Pescador de Tatu

Márcio José lança seu segundo livro de Contos Pitorescos de Santa Vitória nesta quinta-feira

O escritor Márcio José da Silva Freitas lança na noite desta quinta-feira a segunda edição do livro Contos Pitorescos de Santa Vitória – O Pescador de Tatu. O clássico, que já ganhou o gosto popular na cidade, reúne contos inusitados de pessoas que já fizeram ou ainda fazem parte da história local, com peculiaridades que vão desde o humor à descrição de traços marcantes da cultura santa-vitoriense. 

Preservando a oralidade e a cultura popular daquele povo, o livro, que possui 146 páginas, relembra passagens verídicas, desde a década de 30 aos dias atuais. São protagonistas personalidades como Protázio Guedes, Totó Bonito, Moreira da Oficina, Zé Flauzino, Doca Cândido, Brancão, Lázaro Facão, Mário Cândido, Oliene, Candinho, Dedeco e tantos outros. Os casos aconteceram não só em Santa Vitória, mas também em Ituiutaba, Uberlândia, Belo Horizonte, São Paulo, etc.

O lançamento acontece a partir das 19h30, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Santa Vitória (ACISV), local onde o escritor fará dedicatórias aos apreciadores da obra. 

O escritor - Márcio José nasceu no dia 22 de maio de 1967, em Santa Vitória, MG. Filho de Djanira da Silva Freitas, iniciou sua trajetória estudantil no antigo Grupo Escolar São José, onde cursou três séries (1ª, 3ª e 4ª ) do Ensino Fundamental, antigo primário, e a 2ª série na Escola Estadual Erasmo Braga (na antiga FEBEM, em São Paulo). Depois, continuou seus estudos (5ª a 7ª séries) na Escola Estadual Prefeito José Franco de Gouveia. Militante do PT desde 1987, presidiu o partido de 1995 a 2005; também foi presidente do Vitória Esporte Clube no período de 1995 a 2001. É repórter do Jornal do Pontal de Ituiutaba desde 1998. Em maio de 2010, estreou na carreira literária, lançando a obra A Esquina do Pecado – Contos Pitorescos de Santa Vitória. 

--
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Matrículas para os cursos de Logística e Meio Ambiente encerram nesta 4ª

Candidatos, aprovados no processo seletivo do IFTM, devem comparecer à Secretaria de Educação somente até o prazo

Já estão abertas as matrículas para os candidatos aprovados nos cursos técnicos de Logística e Meio Ambiente, do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro, IFTM. 

As matrículas serão realizadas somente até a próxima quarta-feira (21) e os candidatos devem comparecer pessoalmente à sede da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, na Rua Rio Grande do Sul nº 1594. As aulas iniciam no próximo dia 26. Os documentos necessários para a efetivação da matrícula podem ser consultados na própria Secretaria. Maiores informações serão obtidas pelos telefones 3251 8558 ou 3251 8554.

A secretária de Educação, Tânia Domingues, apela aos candidatos aprovados que agilizem o mais rápido suas matrículas, destacando que após o prazo não será mais possível a efetivação da mesma, que é estipulada pelo IFTM. 

Darci de Freitas | Comunicação – Prefeitura de Santa Vitória
--
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Governo de Minas ratifica apoio a Santa Vitória e anuncia CVT para capacitar trabalhadores

Diretor do Indi, Maurício Cecílio com o deputado Narcio e o prefeito Antônio Celso/Divulgação

Os investimentos da Dow Chemical para fabricar "plástico verde" no Triângulo devem ultrapassar 1 bilhão de dólares
 
O município de Santa Vitória, localizado no Triângulo Mineiro, a 760 km de Belo Horizonte, vai abrigar um Centro Vocacional Tecnológico (CVT), dentro da nova fase de expansão da Rede de Formação Orientada pelo Mercado. A informação foi passada ao prefeito Antonio Celso Andrade Domingues e ao diretor do Instituto de Desenvolvimento Integrado (Indi), Maurício Cecílio — em reunião na Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves, nessa terça-feira (13) — pelo secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues.  O CVT será fundamental — inclusive com novas tecnologias — para a capacitação de trabalhadores da Dow Chemical que vai investir mais de US$ 1 bilhão na primeira fábrica de polietileno no mundo, utilizando o etanol de cana-de-açúcar como matéria-prima.
 
Santa Vitória — com a participação do Governo de Minas — está se preparando para receber os investimentos da Dow Chemical, uma vez que o protocolo de intenções entre a empresa e o Governo de Minas foi assinado em 2008. São obras de infraestrutura cidade e moradias populares na cidade e no distrito de Chaveslândia. O prefeito Antonio Celso reconheceu a parceria e as contrapartidas que vêm recebendo para dotar o município de todas as condições essenciais à chegada de um empreendimento de grande porte, capaz de envolver boa parte do Pontal do Triângulo. Quanto à região, já existe aeroporto; duplicação da rodovia BR-364 em execução; construção da ferrovia Norte-Sul. Tudo isso  facilitará o escoamento da produção e a ligação entre os estados de Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás e São Paulo.
 
Profissionalização
A unidade de capacitação terá um custo médio de R$400 mil e vai integrar a rede de CVTs do governo mineiro, considerada a maior do Brasil com 84 centros em funcionamento. Com a expansão da fase 3, a rede completará 100 Centros Vocacionais Tecnológicos,  responsáveis pela qualificação de cidadãos em diversas áreas, levando em consideração a demanda do mercado nas regiões. A rede foi estruturada com recursos dos governos estadual e federal, por meio de emendas de bancada. A maioria dos CVTs tem a parceria das prefeituras municipais e entidades não governamentais. Ainda não tem data definida para a instalação do CVT de Santa Vitória, mas a Sectes vai trabalhar para acelerar essa implantação.
 
De acordo com o secretário Narcio Rodrigues, todas as iniciativas estruturantes para facilitar a consolidação da Dow Chemical estão sendo tomadas pelo governo, incluindo a parte de capacitação com a Sectes e a Secretaria de Estado da Educação. Ele também ressaltou o trabalho constante da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico e do Instituto de Desenvolvimento Integrado para a consolidação do projeto.
 
Segundo o diretor do Indi, Maurício Cecílio, o projeto da Dow Chemical está ganhando o impulso necessário após ajustes com os novos parceiros do empreendimento. No momento, a empresa está desenvolvendo os trabalhos da fase agrícola. E a Sede e o Indi estão cuidando dos acertos que envolvem a consolidação da cadeia produtiva na região e dos investimentos para o estado. 
  
 
LEGENDA:
Diretor do Indi, Maurício Cecílio com o deputado Narcio e o prefeito Antônio Celso


--
FarolComColetivo de Imprensa
rede web de informação e cultura