quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Prefeito assinou convênio para aquisição de vans

Prefeito Antônio Celso assinou convênio para aquisição de vans, por meio de emenda do deputado Tenente Lúcio

Na última semana o prefeito de Santa Vitória, Antônio Celso Andrade Domingues, esteve na capital do estado, Belo Horizonte, assinando convênios com o Governo do Estado, provenientes de emendas parlamentares que beneficiarão a população do município.

Com contrapartida de R$ 50 mil da Prefeitura, serão liberados recursos, através de emenda do deputado estadual Tenente Lúcio, para a aquisição de 3 veículos utilitários tipo van, sendo um com capacidade para 16 lugares e os outros dois com capacidade para 12 lugares.

O prefeito explicou que uma van será destinada ao transporte dos pacientes da hemodiálise, que fazem tratamento em Ituiutaba. "Esse veículo proporcionará maior conforto a esses pacientes, pois o tratamento de hemodiálise é muito delicado e causa certos transtornos. Como passam grande parte da semana na estrada, esses pacientes merecem todas as condições cômodas para o seu transporte", sustentou.

As outras duas vans serão destinadas ao transporte de pacientes e professores de Chaveslândia, que se deslocam diariamente entre o distrito e Santa Vitória.

O prefeito ressaltou o trabalho dos vereadores, "que tanto lutam para conquistar emendas parlamentares que beneficiam o município", concluiu Celso. 
 
Darci de Freitas | Comunicação – Prefeitura de Santa Vitória
-- 
FarolCom | Coletivo de Imprensa
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO

Ações de cidadania e cultura em Santa Vitória

Diversas atrações proporcionaram lazer a todos os públicos, já em clima natalino. Papai e Mamãe Noel fizeram a alegria da criançada, com doação de brinquedos/Divulgação

Administração Municipal proporcionou ações de cidadania e cultura em Santa Vitória. Prefeito Antônio Celso destacou o sucesso do projeto, garantindo que mais ações estão previstas para os próximos meses.

Santa Vitória foi contemplada, neste final de semana, com um grandioso projeto de interação entre Poder Público e sociedade, com ações das Secretarias de Saúde, Educação e Cultura e Desenvolvimento Social. O "Cidadania e Cultura em Ação" foi sucesso absoluto, conforme destacou o prefeito Antônio Celso, ao falar sobre a importância de atividades que levam à população entretenimento e informação.

Na sexta-feira, dia de abertura do projeto, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma série de atividades, em tendas espalhadas pela Praça Francisco dos Reis Goulart. As ações tiveram como foco contribuir com a qualidade de vida da população, com diversas atividades como aferição da pressão arterial, mensuração da glicemia capilar, atualização do Cartão de Vacina do adulto, e orientações com fisioterapeutas, nutricionistas, dentistas e farmacêuticos. Também foi comemorado o dia D Contra a Dengue e o Dia Mundial de Luta contra a AIDS.

A Secretaria de Educação e Cultura também deu um show em suas apresentações, com Badiinho e Brenom em "Tons Musicais" e Vital e seus alunos. A Banda Municipal José Alves de Freitas também marcou presença no evento e o público foi contemplado com show de Badiinho, Caio Costa e Banda. O Grupo de Catira, Catireiros do Vale, também se apresentou, mostrando um trabalho que está se iniciando.

No sábado o público infantil também pôde se divertir com o trenzinho da alegria, escorregador, cama elástica, algodão, pipoca. A Mamãe e Pai Noel distribuíram brinquedos à criançada, já em clima natalino.

E falando em ações que deram certo, alunos do Projeto Segundo Turno apresentaram suas habilidades em torneios de Jiu Jitsu, Judô e Xadrez e em exposições de trabalhos artesanais. Também foi apresentado à comunidade o tabuleiro de Xadrez Gigante, que ficará no Segundo Turno da Escola Municipal Tancredo Neves, no Bairro Dom Alexandre.

A Secretaria de Desenvolvimento Social também participou da ação, com apresentação de danças e capoeira, atividades que são desenvolvidas no projeto "Dança, Esporte e Ação", em parceria com o CRAS.

Darci de Freitas | Comunicação – Prefeitura de Santa Vitória
--
FarolCom | Coletivo de Imprensa
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Santa Vitória campeã da Copa AMVAP de Futsal Sub 17

Santa Vitória campeã da Copa AMVAP de Futsal Sub 17/Divulgação

Foram realizadas no último fim de semana, as partidas finais da Copa AMVAP de Futsal Masculino Sub 17. Os jogos começaram na sexta-feira (2) e terminaram no domingo (4), em Capinópolis, no Ginásio Poliesportivo Isaías Lucas Bonifácio.

Para chegar ao título, Santa Vitória bateu a equipe de Capinópolis por 4 a 1, jogando na sexta-feira. No sábado (3), pela manhã, a equipe não teve um bom desempenho e perdeu para Centralina por 4 a 0 mas, à noite, no terceiro jogo, Santa Vitória conseguiu uma grande vitória rumo ao título, vencendo a forte equipe de Araguari por 5 a 2, se classificando para as semifinais. 

Na fase semifinal, novamente teve o encontro com a forte equipe de Araguari e venceu, e Santa Vitória bateu o adversário por 2 a 1, numa das melhores partidas da competição. Com isso, o time se classificou à final, para enfrentar a equipe da casa (Capinópolis), jogou em que venceu por 6 a 1, sagrando- se  campeão da Copa AMVAP de Futsal Sub 17 2011.

Na oportunidade o técnico Zanata Guimarães parabenizou os atletas do futsal Sub 17, que demonstraram que a base do futsal de Santa Vitória esta em ascensão. Em especial, agradeceu o incentivo e o apoio do prefeito Antônio Celso e da secretária municipal de Esportes e Lazer, Irenilda Conceição de Lima. "O apoio deles tem sido fundamental para o sucesso da nossa equipe", enfatizou.

Em nota, o prefeito Antônio Celso parabenizou e agradeceu todo o empenho mostrado pelos seus atletas e comissão técnica. "O resultado obtido nesta competição foi extremamente significativo, o que reforça a nossa filosofia de trabalhar com atletas 'pratas da casa', valorizando as nossas escolinhas", pontuou.
No geral, o artilheiro foi Bruno (Santa Vitória), com 33 gols marcados, também eleito o melhor jogador da competição. 

Já a seleção do campeonato foi formada pelo goleiro Jéferson (Santa Vitória), Jhonatan (Centralina), Reniton (Araguari), Danilo (Capinópolis) e Bruno (Santa Vitória). Ainda, Zanata (Santa Vitória) foi escolhido como técnico.

Imprensa | PM Santa Vitória
--
FarolCom | Coletivo de Imprensa
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO

Prefeito de Santa Vitoria e secretários reúnem-se com lideranças estaduais


Dir. para esq. prefeito Antônio Celso, deputado Zé Maia, secretários Genésio Franco e Jesus Aparecido (Duis)

“Desenvolvimento acelerado requer articulação política com lideranças de outras esferas do governo”, declarou o prefeito de Santa Vitória, Antônio Celso Andrade Domingues, que tem reiterado nos últimos meses apoio com os Governos Estadual e Federal, e com deputados que atuam na região, buscando recursos para dotar o município de infraestrutura de ponta, frente ao grande crescimento, iniciado com a instalação de grandes usinas sucroalcooleiras. 
Recentemente o prefeito, juntamente com os secretários de Agropecuária e Meio Ambiente, Genésio Franco de Morais Neto, e de Administração e Planejamento, Jesus Aparecido Guimarães (Duis), reuniu-se com os deputados estaduais Zé Maia e Romel Anízio Jorge, em Belo Horizonte, buscando mais recursos para o município. 

Secretário Genésio e deputado Romel Anízio
O parlamentar Zé Maia, já autorizou emenda que liberará recursos para a construção de um Velório, anexo ao Cemitério Municipal, que está passando por uma grande ampliação. “Este novo velório terá um espaço bastante amplo e estará junto ao Cemitério Municipal, o que proporcionará maior comodidade àqueles que passam por um momento tão delicado, quando forem velar seus entes queridos”, destacou o prefeito.
O distrito de Chaveslândia também ganhará um Velório Municipal, através de emenda do deputado Romel Anízio Jorge. “Chaveslândia também é uma região que vem crescendo muito com a migração de pessoas que trabalham nessas indústrias que aqui se instalaram. Nossa intenção é que esse distrito também seja beneficiado com a construção de um Velório Municipal. E para isso corremos atrás de nossos deputados, reivindicando recursos para mais essas benfeitorias que muito beneficiarão a população de Santa Vitória”, concluiu o prefeito Antônio Celso.


Jornalista Darci de Freitas | Comunicação – Prefeitura de Santa Vitória
-- 
FarolCom | Coletivo de ImprensaINFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO

Santa Vitória terá Dia D de Ação e Cidadania na sexta-feira

Prefeito Antônio Celso ressalta a importância do envolvimento entre comunidade e Poder Público, em ações que beneficiam diretamente a população 

Na próxima sexta-feira (9), a Prefeitura de Santa Vitória, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá o Dia de D de Ação e Cidadania, na Praça Francisco dos Reis Goulart. O início dos trabalhos está previsto para as 18 horas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, várias atividades estão programadas para o evento, como: comemoração do dia D contra a Dengue; orientações de combate ao mosquito e prevenção da dengue; distribuição de folders com informações sobre a Dengue; exposição de animais peçonhentos e ciclo evolutivo do mosquito Aedes Aegypti.

Na ocasião, também será comemorado o Dia Mundial de Luta contra AIDS e orientação sobre suas formas de contágio, além de distribuição de preservativos.
Outras ações previstas são: aferição de pressão arterial e mensuração da glicemia capilar; atualização do Cartão de Vacina do adulto, com vacinas de Febre Amarela, Tétano e Hepatite B; orientação sobre postura corporal com fisioterapeutas do CIFE; assistência nutricional com orientações e informações sobre a redução do consumo de gordura, sal e açúcar; ações sobre a Saúde Bucal, com orientações sobre escovação e prevenção de cáries, além de distribuição de escovas de dente e orientações e dicas para um sorriso melhor.

A população terá ainda, através dos profissionais da Assistência Farmacêutica, orientações sobre automedicação. Também farão divulgação dos programas desenvolvidos pelo município na área da Assistência Farmacêutica e produtividade da farmácia do município.

--
FarolCom | Coletivo de Imprensa
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Pediatra especializada em neonatologia passa a integrar Rede de Saúde de Santa Vitória

Antônio Celso e a nova pediatra de Santa Vitória, Dra Alessandra Márcia Rodrigues / Divulgação

Prefeito Antônio Celso destaca que o município avança mais uma vez, fortalecendo a Rede de Saúde com profissionais gabaritados em diversas especialidades

Integrando a Rede de Referência do Município, que conta hoje com atendimento de sete especialidades médicas, Santa Vitória recebeu recentemente o aporte de mais uma pediatra especializada em neonatologia, ramo da medicina responsável por cuidados com recém-nascidos. 

A médica Alessandra Márcia Rodrigues formou-se em 2003, pela Universidade Estácio de Sá (Rio de Janeiro) e fez residência em pediatria, de 2008 a 2009, no Hospital Universitário São José, ligado à Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais. Em 2010 Alessandra especializou-se em neonatologia em um dos hospitais mais conceituados do estado, a Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte. 

Hoje, Alessandra integra a Rede Pública de Saúde do Município, atendendo pela Rede de Referência (Unidade Mista), que fica ao lado do Pronto Atendimento (Hospital Municipal) e em duas unidades do PSF. Pela Rede Particular, a pediatra atende no Hospital Genésio Franco de Morais, aceitando todos os convênios da instituição, como Unimed, São Francisco, Polícia Militar, dentre outros. 

O prefeito Antônio Celso explica que a pediatria tem sido um dos ramos da medicina que mais tem carecido de profissionais no mundo inteiro. Ele destaca que Santa Vitória avança mais uma vez, contando agora com o suporte de dois profissionais da área, sendo uma especialista em um ramo mais delicado ainda, que é a neonatologia. "Por ter se especializado em um dos melhores hospitais de pediatria de Belo Horizonte, nós podemos ficar tranquilos, no sentido de termos nossas crianças, principalmente na neonatologia, os recém-nascidos, em boas mãos, com mais uma excelente profissional integrando nossa saúde municipal", concluiu o prefeito.

Darci de Freitas | Comunicação – Prefeitura de Santa Vitória
--
FarolCom | Coletivo de Imprensa
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO

PSF Centro leva pacientes do HiperDia à pousada Gerivá em Chaveslândia

Pacientes do HiperDia durantes aula de hidroginástica / Divulgação

Prefeito Antônio Celso destaca sucesso das ações, ressaltando que além de promover, é necessária atenção especial às ações de prevenção da saúde

Não somente promoção, mas também a prevenção tem sido palavra de grande relevância na Saúde Pública Municipal de Santa Vitória. Ligado a essa necessidade, o PSF Centro tem realizado uma série de eventos com pacientes do Grupo HiperDia (hipertensos e diabéticos) a fim de monitorar de perto o estado de saúde de cada um. O enfermeiro Celismar Vieira, idealizador das ações, explica que diversificar a rotina de acompanhamento, objetivando atrair os pacientes do grupo a participarem ativamente das ações de prevenção, tem sido o grande desafio do PSF.

No último dia 24, os pacientes foram levados à pousada Gerivá, localizada no distrito de Chaveslândia, onde tiveram uma tarde com diversas atividades, como hidroginástica, seções de alongamento e dinâmicas, palestras com equipe do Programa de Saúde Bucal, além da tradicional aferição da pressão arterial e do exame de glicemia capilar. O secretário de Saúde, Miguel Ângelo de Oliveira Ribeiro ressalta a importância das ações, destacando que a Secretaria tem fornecido todo o subsídio necessário para que os PSFs trabalhem com seus pacientes de forma autônoma, proporcionando, primordialmente, maior qualidade de vida à população. 
O prefeito Antônio Celso Andrade Domingues, que tem sido um dos grandes apoiadores do Grupo HiperDia, destaca o sucesso das ações que o PSF Centro vem promovendo, ressaltando que mais que promover é necessária atenção às atividades de prevenção da saúde. 

Finalizando, Celismar agradeceu o apoio do prefeito Antônio Celso e aos proprietários da Pousada Gerivá, por cederem o espaço, gratuitamente, ao Grupo HiperDia para a realização das atividades. 

Darci de Freitas | Comunicação – Prefeitura de Santa Vitória
--
FarolCom | Coletivo de Imprensa
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO

Santa Vitória terá pólo técnico profissionalizante referência na região

Ao centro o subsecretário de Estado de Ensino Superior, Fábio Pimenta Esper Kallas, recebendo a escritura, da área onde será erguida a escola técnica, do prefeito Antônio Celso e do secretário Genésio Franco / Divulgação

O prefeito Antônio Celso entregou na última semana, na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, a escritura da área onde será construída a escola 

Já está formalizada a parceria para a construção de uma escola técnica profissionalizante em Santa Vitória, que qualificará a mão de obra local e regional. O pólo educacional será implantado por meio do Programa Brasil Profissionalizado, do Governo Federal em parceria com o Governo de Minas Gerais, conforme explica o prefeito Antônio Celso Andrade Domingues. 

De acordo com o secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Narcio Rodrigues, o Ministério da Educação está prestes a liberar cerca de 80 milhões de reais do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a construção das escolas voltadas para o ensino técnico profissionalizante, conforme garantia dada pelo ministro Fernando Haddad ao próprio secretário.

O prefeito Antônio Celso destaca a necessidade da implantação de uma escola técnica em Santa Vitória, visto que a demanda por mão de obra qualificada vem crescendo substancialmente no município. "Queremos preparar a nossa população para que possam pleitear boas posições no mercado de trabalho local, que está cada vez mais exigente, buscando pessoas qualificadas tecnicamente. Este pólo de ensino vem de encontro a essa necessidade e ainda fará de Santa Vitória referência na região, pois a capacitação se estenderá às cidades vizinhas", explicou o prefeito, que tem percorrido as esferas Estaduais e Federais do Governo, em busca de investimentos para preparar o município para o desenvolvimento acelerado que está vivendo. 

Na última semana, Antônio Celso esteve em Belo Horizonte, onde entregou, ao subsecretário de Ensino Superior, da Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, Fábio Pimenta Esper Kallas, a escritura da área onde será erguida a escola. O polo técnico será edificado ao lado do Parque de Exposições, próximo à entrada da cidade. 

O Programa Brasil Profissionalizado foi criado pelo governo federal para estimular o ensino integrado à educação profissional, por meio da articulação entre formação geral e educação profissional no contexto dos arranjos produtivos e das vocações locais e regionais.

Darci de Freitas | Comunicação – Prefeitura de Santa Vitória
--
FarolCom | Coletivo de Imprensa
INFORMAÇÃO | CULTURA | SERVIÇO