segunda-feira, 2 de julho de 2012

Inaugurada a unidade do Programa Rede Farmácia de Minas


Na última sexta-feira (29) diversas pessoas se reuniram para a inauguração da unidade “Rede Farmácia de Minas”. Aguardando os ajustes finais, o funcionamento do programa estadual deve iniciar nos próximos dias no município.

Durante a inauguração, o secretário de Saúde, Miguel Ângelo de Oliveira Ribeiro, explicou que os usuários de medicamentos de Santa Vitória, especialmente os de uso contínuo, contarão com um sistema sofisticado de distribuição além do auxílio de profissionais especializados. 

“Não podemos deixar de destacar o empenho do prefeito Dr. Antônio Celso, que tem centralizado as ações da Administração Municipal no fortalecimento da saúde pública de Santa Vitória. Foram diversos programas aderidos e vários investimentos que vem resultando na melhoria desta área, que com certeza é um dos nossos maiores gargalos”, pontuou. 

A Rede Farmácia de Minas consiste na definição de um modelo de assistência farmacêutica no SUS do Estado de Minas Gerais, onde a farmácia é reconhecida como estabelecimento de saúde e referência de serviços farmacêuticos para a população. 

Dentro desta perspectiva a Rede Farmácia de Minas é dividida em três componentes: Farmácia de Minas: Medicamentos para Atenção Primária à Saúde, Farmácia de Minas: Medicamentos de Alto Custo e, Farmácia de Minas: Medicamentos Estratégicos. É construída e operada pelo município com o financiamento da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais.

Participaram também o vice-prefeito Antônio José de Queiroz, representando o prefeito Dr. Antônio Celso, o diretor técnico do Programa, Rafael Florentino, a farmacêutica substituta, Selma Costa Lopes Castro, o coordenador de Vigilância Sanitária, Adauto José Fonseca de Lima, a secretária de Educação, Tânia Domingues, e familiares da homenageada Bruna Goulart Paranaíba, que deu nome à unidade do Programa.