segunda-feira, 8 de julho de 2013

Coordenadores se reúnem, na UAITEC, para elaborarem Plano Municipal de Saúde

Os coordenadores de diversos segmentos da saúde do município de Santa Vitória, Celismar Vieira de Lima, Lindalva Sobrinho e Renato Cali estiveram reunidos com a Secretária Executiva da GRS de Ituiutaba, Célia Jacoob, na sede da UAITEC, para juntos elaborarem o Plano Municipal de Saúde. 

Celismar Vieira de Lima, coordenador a atenção primária da secretaria municipal de saúde; Lindalva Sobrinho, coordenadora de epidemiologia da secretaria municipal de saúde e Renato Cali, coordenador em vigilância em saúde da secretaria municipal de saúde e a Secretária Executiva da GRS de Ituiutaba, Célia Jacoob, na sede da UAITEC | Divulgação

Segundo o coordenador da atenção primária do município Celismar Vieira, a sede da UAITEC foi escolhida pela sua localização estratégica e por atender as necessidades para a realização deste primeiro encontro que serviu para um levantamento sobre a realidade da saúde no município, visando melhorar ainda mais o trabalho já existente com novas ações que serão executadas, principalmente, de maneira preventiva. 

“Marcamos para o final do mês de julho um novo encontro para a Elaboração do Plano Municipal de Saúde, pois com as reuniões acontecendo periodicamente poderemos elaborar um plano com novas metas para proporcionar à população uma saúde com mais qualidade”, afirmou. 

Na ocasião a Secretária Executiva da GRS de Ituiutaba, Célia Jacoob, ressaltou que o Setor Núcleo de Gestor Microrregional, da Gerência Regional de Saúde de Ituiutaba tem a função de assessorar o município no feito do Plano Municipal de Saúde, sendo esta, um dos Instrumentos do Planejasus de acordo com a portaria 3.085/2006. 

Ela explicou também que o Plano Municipal de Saúde deve apresentar as intenções e os resultados a serem buscados no período de 4 anos expressos através de diretrizes e metas. “O Plano Municipal de Saúde deve ser elaborado pelas Equipes da Secretaria Municipal de Saúde e aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde”. 

Ainda sobre a elaboração, Ela afirmou que o primeiro momento é este, o de se fazer análise da situação da saúde do município, fazendo um levantamento por série histórica, de 4 a 5 anos. No segundo momento deve ser utilizada a ouvidoria como ferramenta de gestão, com a satisfação ou insatisfação do cidadão e, finalmente, a definição dos objetivos, diretrizes e metas a partir dos problemas identificados. “Vale ressaltar que a Construção do Planejamento deve ser articulada com a gestão orçamentária e financeira do município”, concluiu.

Rosilda Mendes | Imprensa Prefeitura de Santa Vitória