segunda-feira, 10 de junho de 2013

Alunos da Escola Municipal Luiz Dib comemoram a Semana Nacional do Meio Ambiente

Comemorando a Semana Nacional do Meio Ambiente, os alunos da Escola Municipal Luiz Dib, localizada no Assentamento Jubran, zona rural de Santa Vitória, assistiram a uma palestra proferida pelos militares, 3° Sgt Clayber e Sd Heyder do 2° Grupamento de Meio Ambiente de Santa Vitória, apresentando as necessidades de Preservação das Áreas Permanentes às margens de mananciais de água, rios, córregos, brejos, nascentes e a metragem que deve ser destinada a cada área. 

Os alunos da Escola Municipal Luiz Dib participando de atividades práticas acompanhados pelos militares 3° Sgt Clayber e Sd Heyder do 2° Grupamento de Meio Ambiente de Santa Vitória e pela equipe pedagógica da escola | Divulgação

Segundo os militares a palestra serve como meio de conscientização para a nova geração, principalmente, os alunos que estão vivendo próximos a essas áreas. 

Para complementar o assunto tratado de forma teórica, os alunos se deslocaram até o córrego denominado Dourados, nas proximidades da escola para perceberem na prática a importância do assunto. “A nossa finalidade é que os alunos tenham uma visão mais clara do que é uma Área de Preservação Permanente – APP, bem como os objetivos da sua preservação, que não é tão somente a proteção das margens de onde se tem água, mas contra erosões, assoreamentos e a manutenção de biodiversidade, ou seja, a Fauna e a Flora,” complementou o 3° Sgt Clayber.

Na ocasião, marcando a data comemorativa, foi feito o plantio de mudas de árvores no entorno da escola, com a participação dos alunos e da equipe docente orientada pela diretora Jane Érica Silva Resende.

Os militares do 2° Grupamento de Meio Ambiente de Santa Vitória, sob o comando do 3° Sgt Lousada, se colocaram à disposição da população para servi-los. Em caso de dúvidas ambientais, procurar o 2° Grupamento de Meio Ambiente de Santa Vitória, localizado à Av. São Paulo, 976 – Centro, ou pelo telefone (34) 3251-8596.

Rosilda Mendes | Imprensa / Prefeitura de Santa Vitória

Alunos do município participam da Provinha Brasil e das Olimpíadas de Matemática

Os alunos da rede municipal de ensino de Santa Vitória, basicamente da Escola Municipal Tancredo Neves, participaram no último dia 04 da primeira fase da Provinha Brasil e da 1ª fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a OBMEP. 

Professores e Alunos da Escola Municipal Tancredo Neves durante a realização da Provinha Brasil | Divulgação

Os alunos avaliados na Provinha Brasil são do 2º ano do ensino fundamental, conforme enfatiza a Secretária Municipal de Educação e Cultura – Carla Cristina S. A. Lima. “Os alunos do 2º ano são escolhidos porque, na política de alfabetização do Ministério da Educação, os três primeiros anos do ensino fundamental são considerados a etapa de alfabetização da criança”.

Sobre as Olimpíadas de Matemática, Carla Cristina afirmou que os alunos do 6º e 7º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Tancredo Neves participaram concorrendo com aproximadamente 18,7 milhões de alunos de 47.144 escolas de todo o Brasil, no nível um da competição. 

A diretora da escola, Rosair Mendes, parabenizou os alunos que participaram da avaliação que reúne questões de Língua Portuguesa e Matemática e afirmou que a Provinha ajuda a medir o nível de alfabetização, colaborando para que todas as crianças saibam ler e escrever até os 8 anos, cumprindo a meta do PNAIC (Programa Nacional de Alfabetização na Idade Certa). 

Parabenizou também os jovens do 6º e 7º ano pela participação nas Olimpíadas de Matemática e concluiu que a participação dos alunos neste tipo de trabalho permitirá que eles tenham sucesso nos processos futuros a que serão submetidos, como vestibulares, concursos, ENEM, além de diagnosticar o aprendizado, para traçar novas estratégias que garantam a melhoria continuada do aprendizado.

Rosilda Mendes | Imprensa / Prefeitura de Santa Vitória

Secretaria de Desenvolvimento Social implanta Educarte em Chaveslândia

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, iniciou as atividades do Projeto Educarte no Distrito de Chaveslândia, inovando e complemen- tando parcerias desenvolvidas pela equipe do Núcleo Curumim. 

O projeto tem como proposta orientar as crianças em diversas atividades, tornando o aprendizado dos alunos mais acessível e atrativo, como a leitura, interpretação de textos, aulas de reforço e de computação, além do acesso gratuito à internet para pesquisas escolares e de cursos online com certificados.

As Mães participando de atividades sociais no distrito de Chaveslândia - Foto Rosilda Mendes

A secretária municipal de Desenvolvimento Social, Cristina Villela, reforçou a proposta da administração municipal em aproximar ainda mais as crianças das novas oportunidades, ou seja, por meio das aulas de teatro com as monitoras, aulas de violão oferecidas pelo pároco de Chaveslândia, Padre Marcelo, além das aulas de pintura em telhas, bordados, confecção de flores e outras atividades que despertam novos horizontes para as crianças e adolescentes do distrito para que se tenham resultados eficazes.

Para a secretária municipal de Aquicultura e Pesca e responsável pela execução dos projetos sociais em Chaveslândia, Edemilce Alves Pinheiro, este projeto vai ao encontro de uma série de ações que têm sido realizadas pela Prefeitura de Santa Vitória, visando promover novos conhecimentos, aprendizado especializado e qualidade de vida ao povo de Chaveslândia. “Desde o inicio da administração municipal, adotamos estratégias e promovemos o ser humano por meio das datas comemorativas como a Páscoa, Dia das Mães, contando com a participação da comunidade local como um todo”, afirma.

O Projeto Educarte atende cerca de 70 crianças, nos períodos matutino e vespertino. “Este projeto também tem a proposta de construir uma relação mais amigável para que juntos possamos realizar bons trabalhos que beneficiem todos e que a população possa ter sempre o melhor”, disse o vice-prefeito.

Rosilda Mendes | Imprensa / Prefeitura de Santa Vitória

Escolas Municipais e Estaduais comemoram o 65 º aniversário de Santa Vitória

As Equipes docente e discente das escolas municipal Tancredo Neves e Estadual José Paranaíba festejaram o 65º aniversário de Santa Vitória com apresentações artísticas alusivas à data. 

Foram momentos inesquecíveis para os alunos que estiveram no palco, participando das peças teatrais, das danças country, das narrações de rodeios, do sertanejo universitário e de outras dramatizações lembrando a história do município e a atualidade de Santa Vitória.  

Alunos e professores da Escola Municipal Tancredo Neves comemorando os 65 anos de Santa Vitória | Divulgação

A diretora da Escola Municipal Tancredo Neves, Rosair Mendes enfatizou sobre transformações e processo de desenvolvimento que vive o município de Santa Vitória. “Por isso, a importância de resgatar a história e orientar os alunos sobre os cuidados essenciais para viver melhor e aproveitar as festividades do aniversário do município”, afirmou.

A diretora da Escola Estadual José Paranaíba, Maria Luiza de Lima usou a palavra para agradecer o trabalho da equipe. “Especialistas e professores que se dedicaram na organização do evento e os alunos que vestidos a caráter apresentaram belíssimos números lembrando a história e atualidade do município”, afirmou lembrando que a data é uma forma de manter viva a tradição na escola e também a importância de apoiar a educação pública.

Rosilda Mendes | Imprensa / Prefeitura de Santa Vitória